História das Olimpíadas

Olimadas

Origem das Olimpíadas, História dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, Era Moderna, política e esporte, Jogos de Inverno, Esportes Olímpicos, Brasil nas Olimpíadas


Olimpíadas na Grécia Antiga
Olimpíadas na Grécia Antiga

Introdução

A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.

Origem dos Jogos Olímpicos

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado.

Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos da Era Moderna

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Jogos Olímpicos e Política

As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel.  A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

Jesse Owens: quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim (1936)

Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.

Você sabia?

– No ano de 1916, as Olimpíadas deveriam ocorrer na Alemanha. Porém, em função da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram cancelados.

– Em função da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados.

 

– Os principais valores do espírito olímpico são: entendimento mútuo, igualdade, amizade e jogo limpo.

– Críquete, golfe e cabo-de-guerra já foram esportes olímpicos no começo do século XX. Nas Olimpíadas de 1920 (Antuérpia – Bélgica), o tiro ao pombo também fez parte do quadro de jogos olímpicos.

– O lema olímpico “Citius, altius, fortius” (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Coubertin em 1894. Porém, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris de 1924.

 

– Em 1906, por questões de interesses políticos, a Grécia organizou uma Olimpíada de forma não oficial. O evento não teve destaque internacional, sendo que muitos países não estiveram presentes. Neste evento, fez parte um esporte muito curioso: o arremesso de pedras.

– É comemorado em 23 de junho o Dia Internacional do Atleta Olímpico.

Vale lembrar: 

– Em 2016, as Olimpíadas ocorrem na cidade do Rio de Janeiro.

– Em 2020, as Olimpíadas ocorrerão na cidade do Tóquio (capital do Japão).

– No ano de 2007, ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, outro evento esportivo internacional de grande importância: Os Jogos Pan-Americanos.

– No ano de 2008, as Olimpíadas foram realizadas na cidade de Pequim (China) e contou com a participação de atletas de 205 países.

– Entre 27 de julho e 12 de agosto de 2012, ocorreram as Olimpíadas de Londres.

Anéis olímpicos. O símbolo dos Jogos Olímpicos é composto por cinco arcos entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Este foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.

aneis olimpicos

aneis3

 

AGOSTO05 A 21

Esportes Olímpicos

Você vai vibrar e se emocionar com a disputa de 42 modalidades Olímpicas. Em 19 dias de competição, 306 provas valem medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.
  • Esportes

PAÍSES

ATLETAS

PROVAS

208 11402 311
AGOSTO05 A 21UM MUNDO NOVO

Arenas

A disputa por medalhas acontece em 32 arenas espalhadas pelo Rio de Janeiro. Mas o espírito Olímpico vai além. O futebol leva os Jogos para o resto do país, com partidas em cinco estádios de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo

Brasil

Rio de Janeiro

Arena

ESPORTE

ARENA

Cerimônia Maracanã
Atletismo Estádio Olímpico
Atletismo Pontal
Atletismo Sambódromo
Badminton Riocentro – Pavilhão 4
Basquetebol Arena Carioca 1
Basquetebol Arena da Juventude
Boxe Riocentro – Pavilhão 6
Canoagem Slalom Estádio de Canoagem Slalom
Canoagem Velocidade Estádio da Lagoa
Ciclismo BMX Centro Olímpico de BMX
Ciclismo de Estrada Pontal
Ciclismo de Estrada Forte de Copacabana
Ciclismo de Pista Velódromo Olímpico do Rio
Ciclismo Mountain Bike Centro de Mountain Bike
Esgrima Arena Carioca 3
Futebol Mineirão
Futebol Arena da Amazônia
Futebol Estádio Mané Garrincha
Futebol Estádio Olímpico
Futebol Maracanã
Futebol Arena Fonte Nova
Futebol Arena Corinthians
Ginástica Artística Arena Olímpica do Rio
Ginástica de Trampolim Arena Olímpica do Rio
Ginástica Rítmica Arena Olímpica do Rio
Golfe Campo Olímpico de Golfe
Handebol Arena do Futuro
Hipismo Centro Olímpico de Hipismo
Hóquei sobre Grama Centro Olímpico de Hóquei
Judô Arena Carioca 2
Levantamento de Peso Riocentro – Pavilhão 2
Luta Olímpica Arena Carioca 2
Maratonas Aquáticas Forte de Copacabana
Nado Sincronizado Centro Aquático Maria Lenk
Natação Estádio Aquático Olímpico
Pentatlo Moderno Arena da Juventude
Pentatlo Moderno Centro Aquático de Deodoro
Pentatlo Moderno Estádio de Deodoro
Polo Aquático Centro Aquático Maria Lenk
Polo Aquático Estádio Aquático Olímpico
Remo Estádio da Lagoa
Rugby de 7 Estádio de Deodoro
Saltos Ornamentais Centro Aquático Maria Lenk
Taekwondo Arena Carioca 3
Tiro com Arco Sambódromo
Tiro Esportivo Centro Olímpico de Tiro
Triatlo Forte de Copacabana
Tênis Centro Olímpico de Tênis
Tênis de Mesa Riocentro – Pavilhão 3
Vela Marina da Glória
Voleibol Maracanãzinho
Vôlei de Praia Arena de Vôlei de Praia

Significado da Tocha Olímpica

Tocha Olímpica - Defense.gov

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus porPrometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Atualmente, a Tocha Olímpica é acessa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico.

 

O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

Tocha Olímpica nos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade o fogo tinha significado divino, pensava-se que ele tinha sido roubado dos deuses por Prometeus. Desta forma, o fogo também estava presente em muitos santuários em Olímpia. O fogo era constantemente queimado no altar de Hestia em Olímpia. Durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que honravam Zeus, fogos adicionais eram acesso no seu templo e no de sua mulher Hera. A Tocha Olímpica moderna é acessa onde costumava ficar o templo de Hera.

 

Tocha Olímpica na era moderna

A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Macha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos. 

tocha

A cada edição tenta-se acender a pira olímpica de maneiras mais belas e originais. Na cerimônia de abertura da Olimpíada de 1992 em Barcelona, os espanhóis resolveram inovar ao acender a pira olímpica, fazendo isso com um arqueiro disparando flecha com o Fogo Olímpico que deveria cair na Pira e acendê-la. O arqueiro atirou a flecha e então a pira olímpica acendeu! Tudo certo, incrível! Ou não? A filmagem de um cinegrafista amador mostrou a farsa ao revelar que o arqueiro disparou a flecha por cima da pira, a qual foi acesa por dispositivo automático.

mascotesOlimpiads
Vinícius mascote da olimpíada e Tom mascote da Paraolimpíada/16

 

Fontes: suapesquisa.com, rio2016.com,

Deixe um comentário