Mineiros descobrem asteroide que passará de raspão na Terra

OBSERVATÓRIO SONEAR

O corpo celeste de 40 metros de diâmetro passará a 83 mil km de distância da terra, que corresponde a 1/4 da distância até entre a Terra e a Lua, mas só poderá ser visto na Europa e com uso de telescópios

image (32)

Três astrônomos mineiros do observatório SONEAR, em Oliveira, na região Centro-Oeste do Estado, descobriram, na madrugada deste sábado (27), um asteroide que passará de raspão pela terra nesta noite. Conforme a publicação na página do Facebook do observatório, o corpo celeste de 40 metros de diâmetro passará a 83 mil km de distância da terra, que corresponde a 1/4 da distância até entre a Terra e a Lua.

Ainda conforme o SONEAR, o asteroide terá sua aproximação máxima às 22h25 deste sábado e poderá ser observado com magnitude 10.6, entretanto, o melhor ponto para a observação será a Europa. Além disso, com essa magnitude, apenas aqueles que possuem um telescópio e conhecimento para fazer o direcionamento exato do equipamento serão capazes de avistar a passagem do objeto.

image (33)
órbita asteróide
Diagrama mostra a órbita da Terra, em vermelho, com relação ao asteroide
A descoberta foi feita pelos astrônomos Cristóvão Jacques, João Ribeiro de Barros e Eduardo Pimentel, que são os únicos a fazerem monitoramento de objetos ameaçadores ao planeta no hemisfério Sul. A iniciativa é mantida completamente por recursos privados. Segundo os profissionais, não há risco de colisão com a Terra.

Apesar disso, o asteroide tem o dobro do tamanho do meteoro de Chelyabinsk, na Rússia, que em 2012 adentrou na atmosfera e a onda de choque danificou mais de 7 mil edifícios e feriu cerca de mil pessoas.

Deixe um comentário